22 fevereiro 2013

Boas Maneiras e o Presente de Aniversário

Temos um costume de dizer que o melhor presente é a presença da pessoa, a sua companhia. E deveria ser mesmo. Mas nem sempre somos realmente um presente para os demais não é?

Por isso, quando for a um aniversário, a sua primeira providência é realmente ser você mesmo um presente: tenha certeza de levar para a festa uma pessoa educada, simpática, alegre, pendente da alegria dos outros, que deixou em casa, numa gaveta trancada, as queixas, as lamúrias, as auto-exaltações, as penas de si mesmo.

Como podemos não ser tudo isso a humildade exige que levemos presente toda vez que formos a um aniversário. E não qualquer coisa, mas algo escolhido com carinho, bem selecionado.

Outros Detalhes de Educação e Boas Maneiras sobre Presentes 


  1. Se você é adulto e será homenageado por crianças não deixe de ter "saquinhos surpresas", lembrancinhas da sua festa para as crianças. Ou seja, na comemoração de aniversário da vovó que foi uma pizza no restaurante leve lembrancinhas simpáticas para todos. 
  2. Toda lembrancinha de um aniversário, seja ele simples ou uma grande festa entretém e perdura a festa como um lembrança viva. Não faça festas sem lembrancinhas e quaisquer outros detalhes que denotem esse carinho pelos demais. 
  3. O presente deve sempre considerar o grau de proximidade: não damos coisas pessoais a recém-conhecidos. Nem devemos presentear com coisas que não sabemos se podem agradar ou não por não conhecermos bem a pessoa: um perfume, um objeto muito original, ou esses utilitários práticos como meias, camisolas, canecas engraçadas, por exemplo, que só damos em família. É preferível dar algo absolutamente neutro como uma bonita caneta do que errar por excesso de intimidade fora de hora. 
  4. Por razões econômicas em vez de presente para cada um é possível dar um presente para todos como algo para casa. É o caso dos presentes que levamos quando nos hospedamos na casa de alguém. Mas não dê presentes para casa no caso de aniversário de mulheres. Prefira os presentes pessoais. 
  5. Agradeça sempre todos os presentes. 
  6. Não dê presentes dizendo que " - Se não gostou pode trocar." Além de ser de mau gosto, todos comentário que remete o momento para o presenteador e não para o aniversariante ou homenageado é egocentrismo e indelicadeza. 
  7. Não se zangue se a pessoa precisou trocar. 
  8. Não passe adiante presentes, principalmente em família. 
  9. Jamais prometa levar um presente sem ter a intenção de levar e jamais prometa levar um presente e deixar de fazê-lo. É uma descortesia que retorna para você mesmo como uma depreciação de quem você realmente é. A vida em sociedade é feita de pequenos detalhes de cortesia pelos quais expressamos o que somos e o quanto apreciamos outras pessoas. E presentear é um desses detalhes. Presentear uma pessoa com mentiras, falsidades e ligeirezas no trato com elas é desconsiderá-las. São desconsideração todas aquelas piadinhas como " - Esqueci seu presente, mas amanhã eu trago, hhihihii." ou " - Fulana, você esqueceu de trazer o presente dela! quando não há presente algum, nem nunca houve. Tudo isso é prova de descaso e falsidade. Não faça isso. Não comente nada se não trouxe presente. Apenas cumprimente o aniversariante. 
  10. Não se justifique ao presentear: não diga coisas como " - Eu não tenho muito dinheiro, por isso só comprei isso." Frases como essa estragam qualquer presente além de tirar o foco da alegria do presentado para a vítima que teve que comprar o presente a tanto custo. 
  11. Não seja miserável ao dar um presente: amigos de longa data ou muito próximos não devem ser negligenciados ou presenteados com o mesmo potinho de balinhas que distribuiu para todas as suas amigas da aula de costura. 
  12. Seja significativo e tenha bom gosto ao escolher o presente do amigo oculto do trabalho. Não trate este presente, nem nenhum outro com ligeireza. Se o presente é expressão de uma amizade, mesmo que muito pequeno e simbólico ele deve estar cercado dessa categoria humana. 
  13. Peças de uso íntimo SÓ DEVEM SER DADOS POR PESSOAS ÍNTIMAS. 
  14. Presentes de aniversário como bombons só devem ser dados se se sabe que a pessoa aprecia em especial aquela iguaria, senão prefira um presente convencional. Uma caixa de bombons para uma mulher em dieta pode ser torturante ou ser consumido por outras pessoas. Não é o caso, por exemplo, de oferecer bombons por ocasião de uma visita ou um outro tipo de evento onde os bombons serão bem vindos. Apenas como presente de aniversário é que é preciso ter certeza de que a pessoa irá apreciá-los em especial. 
  15. Não faça muitas exigências sobre os presentes que quer ganhar. Deixe algum espaço para receber o que os outros querem lhe dar. 
  16. Os presentes devem estar sempre muito bem embalados. Sempre. 
  17. O fato de dar um presente não exclui os votos para o aniversariante: entregue o presente e expresse seus votos de feliz aniversário, muitos anos de vida, muita saúde, que Deus o abençoe e tudo que deve dizer. Deixe sempre o presente com um cartãozinho. Mesmo que nessas festas grandes você seja levado a deixar o presente numa caixa grande, não aceite uma bebida, nem se sente antes de cumprimentar o aniversariante e saudar os pais, os donos da casa, se for uma festa de criança. Cumprimentar o pai não é o mesmo que cumprimentar o aniversariante, mesmo que ele seja muito pequeno. 

Idéias sobre Presentes

  1. Para os homens, um bom livro, uma gravata são clássicos e devem ser escolhidos cuidadosamente. 
  2. Para homens que se conhece pouco balas e doces em potes podem ser um bom presente desde que bem embalados e de boa marca. 
  3. Já um CD de música só dê se tiver certeza de conhecer o gosto musical do presenteado. 
  4. A menos que saiba qual o perfume que ele usa e possa pagar o preço de um produto bom, não dê perfumes e águas de cheiro. Mas outros produtos de toilette podem ser dados desde que sejam de boa marca como sabonetes, pós-barba, etc. 
  5. Presentes para sacerdotes podem ser a participação em ações beneficentes e outras ações beneficentes do trabalho apostólico do sacerdote. 

Presentes Diferentes e Legais

  1. Presentes sem nenhuma utilidade prática, mas que tem outra "qualidade" como beleza, arte, ser divertido, ser recordação de um lugar significativo, uma curiosidade, antiguidade, originalidade podem ser ótimos presentes. Mas mantenha o bom gosto. Nem tudo que é muito original é legal de se receber. 
  2. Mande celebrar uma Missa pelo aniversário de uma amiga. É o melhor presente que se lhe pode encomendar. Sempre faça os aniversários com uma Missa primeiro. É o melhor que se pode fazer. 
  3. Flores são sempre um bom presente, mas se a pessoa homenageada é próxima como uma mãe ou esposa, acrescente algo mais. 
  4. Assinaturas anuais de revistas são sempre um bom presente. Toda vez que a revista chegar na casa você será lembrado. 
  5. Livros de arte, jóias ou bijuterias finas, objetos de arte ou artesanato são ótimos presentes. 
  6. Não deixe Deus fora da vida em sociedade: presenteie com livros religiosos, santinhos, imagens de santos. O bem que pode advir daí é inimaginável. 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "