28 fevereiro 2013

Boas Maneiras e o Cafezinho


Talvez queira servir seu café com trufas.
Compare aqui marcas e preços.
O nosso tradicional "cafezinho" já vem , como o nome no diminutivo, exprimindo carinho e esta e a da educação e das boas maneiras ao servir o nosso tradicional cafezinho.

Nosso cafezinho é um "carinho", uma forma de receber com amor a quem nos visita. Por isso apresentá-lo bem é ter educação e boas maneiras.

Jamais sirva uma cafezinho à uma visita ou cliente de qualquer jeito. Você pode receber uma visita com um simples "cafezinho" que já estará acolhendo com mais carinho essa visita. Por isso é preciso caprichar na hora de servir um simples cafezinho.


Algumas clássicas formas de incrementar o "cafézinho"
  1. Sirva com biscotinhos amanteigados.
  2. Sirva com os petit four. 
  3. As várias combinações de entre chocolate, creme e café que fazem os cafés, Imperiais, Capuchinos, etc. (Algumas destas receitas incluem bebida rum, ou conhaque)
  4. Com chocolate sabor menta.
  5. Sirva sempre água.
  6. O incremento pode ser na beleza da apresentação como no vídeo neste link
Notem que estamos falando de servir um cafezinho. Se estendemos um pouco mais com variedade de bolos, sanduiches, salgadinhos, aí é lanche. O lanche tem a sua lógica própria, tem que ter doce e salgado, refrescos e um ponto de "concentração" da mesa: o bolo, a torta salgada em torno do qual gira o resto dos pratos. O cafezinho por sua vez é auto-suficiente, incrementa-se só o próprio cafezinho.

Da Etiqueta do Café

  1. Prefira passar sempre o café na hora. Cafés que permanecem em chapas quentes perdem o sabor.
  2. As xícaras de café devem ser aquecidas, mas não devem ficar muito quentes.
  3. Complete as xícaras de café não até a bordas, mas só dois terços.
  4. Café se passa a 90 graus e não com água fervente.
  5. Nunca acrescente água ao café já pronto.
  6. Jamais sirva café previamente adoçado.
  7. Também arrume as xícaras de café colocando as com todas as alças para a direita e a colher no pires embaixo da alça. Não ofereça as xícaras e pires empilhados.
  8.  Quando se tratar de café expresso o mais importante é uma forte pressão do pó.
  9. Capuchinos devem receber aquele creme que deve ser “grosso” o bastante para segurar cerca de meia colher de sobremesa de açúcar. Se a cor do creme ficar escura talvez seja porque o pó está muito granulado e muito apertado.
Sobre os Tipos de Café
  1. Americano – Meia tostagem, de sabor leve a nem muito leve..
  2. Francês – Grãos mais torrados produzindo um café cor de chocolate e de sabor mais forte.
  3. Italiano – Torragem mais forte entre o marrom e o preto. É o grão usado para o café expresso. Sabor forte.
  4. Existem ainda os descafeinados.

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "