27 julho 2017

Dicas Boas Maneiras à Mesa: Talheres e Cia

Boas Maneiras à Mesa e Apresentação Pessoal

 
  1. Antes de sentar-se à mesa lave bem as mãos e apresente-se limpo e asseado. Em todas as refeições. Todas. 
  2. Jamais, em hipótese alguma, sente-se à mesa sem camisa. 

Boas Maneiras à Mesa e os Talheres e Cia 


  1. Os talheres se utilizam de fora para dentro. 
  2. Os talheres se colocam na mesa como se usam para cortar e por isso o garfo é a esquerda e a faca e a colher à direita. 
  3. Veja na foto ao lado como segurar o garfo e a faca para cortar. 
  4. O talher deixa-se no prato quando não se está usando. (Dentro do prato e não pendurado no prato e apoiado na mesa. Isto, jamais.) 
  5. Não gesticule com os talheres da refeição. 
  6. Enquanto espera o prato seguinte não brinque com os talheres. 
  7. Não multiplique os esforços para puxar a cadeira e sentar-se à mesa. Seja sempre discreto, não se anuncie. Antes acompanhe os demais. 
  8. Não use o seu talher para pegar comida das travessas, use os talheres de servir. 
  9. A faca é pousada na parte superior do prato e o pedaço cortado é levado à boca com a mão esquerda mesmo. Troca-se de mão. Em seguida repete-se a operação. 
  10. Tirar da travessa a porção mais próxima de você. 
  11. Na hora de servir-se da travessa não cavar a porção com força, barulho e não servir uma poção muito cheia. Devemos retirar somente o suficiente. Também não se fica remexendo na comida de um restaurante à quilo, mas também como no caso à la carte pegamos o que está mais próximo ou primeiro. 
  12. Se um pedaço do que você quer é muito grande, corte-o ainda na travessa. 

Boas Maneiras à Mesa e os Lugares 


  1. Se você é criança e seus pais convidaram amigos para jantar em casa não corra para ocupar seu lugar habitual na mesa. Espere que seus pais indiquem para fazê-lo. 
  2. Quando a anfitriã estiver pronta para se sentar à mesa, o homem à sua esquerda ou à sua direita puxará a cadeira para a anfitriã se sentar. 
  3. Ao ser convidado para comer fora espere até que lhe digam qual é o seu lugar ou que se chegue a um consenso onde quem vai sentar aonde. Nada de ir ocupando logo um lugar da mesa. 

Boas Maneiras à Mesa Após as Refeições


  1. Terminada a refeição ofereça-se para ajudar a tirar a mesa no caso de um almoço entre amigos que não seja servido por equipe especializada ou empregados encarregados disto. 
  2. Se o restaurante oferece balas ou outro agrado NÃO ABUSE: Pegue apenas uma bala ou um cafezinho se efetivamente for consumir isso, senão não é preciso pegar para depois comer, ou para dar para os filhos em casa. Ali é uma cortesia, se precisa de balas em casa, compre-as. Se lhe entregarem algum brinde ou propaganda receba e agradeça, não dê explicações para não receber uma cortesia. Receba e pronto.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "