02 janeiro 2013

Boas Maneiras Nascimentos Batizados Primeira Comunhão


Nascimentos

  1. Deve-se visita a mãe e ao bebe.
  2. Avós ou parentes comunicam o nascimento aos amigos informando a hora do nascimento, semelhança, cor do cabelo, parecença com o pai ou a mãe, conforme o grau de intimidade seja maior ou menor. Desse modo espera-se facilitar a manifestação dos amigos sobre o acontecimento.

Primeira Comunhão 

O traje da criança varia conforme o costume ou um traje semelhante ao de uma  noivinha ou de uma  religiosa. Costuma-se oferecer uma lembrança da ocasião que é aquele “santinho” com tema da Primeira Comunhão. À criança se lhe oferece um presente temático como livrinho de orações ou qualquer outro presente piedoso. A comemoração pode ser um chá ou um chocolate.

Batizados

Os convites são sempre feitos informalmente preferencialmente pelo telefone e se escritos em tom informal, informando dia e local e convidando para um lanche ou recepção informal logo após a cerimônia, à qual o padre ou o pastor e esposa podem ser convidados.

A roupa das crianças é preferencialmente branca sendo que durante a cerimônia ela não usar bonés ou toucas. A roupa dos adultos é aquela apropriada para ir a Igreja, nem mais nem menos.

Na fé católica é exigido que os padrinhos - escolhidos entre parentes e amigos íntimos -  sejam desta mesma religião. Os padrinhos presenteiam sempre com um objeto de uso que talvez venha a passar para os filhos do batizado como um prato de prata decorado.

Durante a cerimônia acompanha-se participando de todas as orações e não apenas assistindo-se de forma distante como a um espetáculo à cerimônia do batismo. Após a cerimônia é assinado o livro de registro.


A decoração da recepção ou chá do batizado pode ser com flores brancas ou que lembram o sacramento recebido. Sendo muito pequenino o bebê aparece só para a cerimônia, sendo maiorzinho participa da festa. A champanhe simples  é o tradicional vinho dos batizados. Mas à tarde um bom vinho. Pela manhã ou nas primeiras horas da tarde a cerimônia de batizado é seguida de um lanche ou bufê. 

O bolo é branco e pode ter as iniciais do batizando ou o nome com a data do batismo, ou o tema do sacramento geralmente a pomba do espírito santo. Se pode fazer um brinde à criança que deve ser proposto pelo padrinho. A cerimônia é em honra a criança. Cabe portanto uma atitude de decoro sem exageros de alegrias histéricas e bebidas em excesso ou comportamentos informais demais que denotem descaso para com o acontecimento de cunho essencialmente religioso.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "