09 janeiro 2013

Boas Maneiras e os Nascimentos

  1. Hoje as tecnologias permitem colocar a foto do recém-nascido na Internet ainda na maternidade. Mas ainda assim é preciso COMUNICAR o nascimento aos amigos. E o ideal é que não seja de forma "tá lá, se quiser ver vá lá." É antes o comunicado de uma grande alegria e deve ser enviado para os amigos com um tom mais pessoal. 
  2. Os amigos DEVEM responder ao comunicado do nascimento. Conforme o grau de intimidade fazendo uma visita, mas sempre respondendo ao comunicado.
  3. Podem ser enviadas flores, revistas, doces ou bombons para a mãe e/ou presente para o bebê. 
  4. Os presentes para o bebê podem ser objetos úteis ou presentes mais finos, escolhidos só por causa da sua beleza, ou arte
  5. Mas os presentes não são obrigatórios. Mas responder ao comunicado, expressando alegria e satisfação pelo nascimento do bebê e fazendo votos de parabéns para os pais e de muitas felicidades para o bebê é necessário. Esta nota jamais pode ser superficial, pró-forma, nem utilizar lugares-comuns, frases feitas e piegas. Simplicidade e sinceridade são tudo o que se 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "