15 janeiro 2013

Boas Maneiras e a Gripe

  1. A pessoa de boas maneiras não trata com superficialidade a sua saúde e nem contamina as demais pessoas com doenças contagiosas como a gripe. As mães brasileiras não devem levar os filhos para o supermercado, ou para a creche ou colégio quando com doenças contagiosas como gripes, sarampo, etc. 
  2. Quando gripado tome o remédio apropriado. Sem demoras. 
  3. Evite sair à rua quando estiver resfriado para não propagar a doença entre as pessoas com as quais você vai se encontrar.Lave as mãos frequentemente.Se não puder lavar as mãos use gel desinfetante apropriado para isto. Mas sempre lave as mãos após espirrar ou tossir ou segurar lixo referente à doença. Mesmo tendo usado lenço. Não deixe de lavar as mãos antes das refeições ou de comer qualquer coisa.Sempre, mas especialmente quando estamos gripados ou doentes!
  4. Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar com um lenço descartável de preferência. Isto é muito importante: germes e bactérias lançadas ao ar contaminam outras pessoas e caindo sobre o teclado, ou objetos que utilizamos nos contaminam outra vez. É por isso que manter uma higiene rigorosa no quarto e travesseiros é muito importante. 
  5. Não faça escândalo quando espirrar e sempre cubra a boca e o nariz para evitar a propagação do vírus.
  6. Todas as vezes que assoar o nariz use lenço descartável e jogue-o fora imediatamente. Não retenha o lixo de lenços de papel no seu quarto por muito tempo.
  7. Lave sempre as mãos depois de assoar o nariz, espirrar ou tossir.
  8. Mantenha o seu espaço sempre arejado e limpo.
  9. Não utilize COPOS, garfos, colheres ou qualquer coisa que tenha sido colocada na boca por outra pessoa.
  10. LAVE AS MÃOS DEPOIS DE TOSSIR (incluindo pequenas tosses), ESPIRRAR ou utilizar o banheiro.LAVE SEMPRE, MESMO QUANDO NÃO ESTÁ RESFRIADO, AS SUAS MÃOS ANTES DE COMER.
  11. Alimente-se bem, descanse bastante e não deixe seu humor se levar pela prostração natural dos estados gripais ou decorrentes do remédio. Reaja.
  12. As mãos são um importante meio de disseminação de bactérias, colhendo-as e colocando-as em outros locais ou distribuindo-as por superfícies e outras pessoas. A repetição sobre lavar as mãos é proposital.
  13. Colabore com as vacinas de prevenção das doenças levando seu filho ou idoso para tomar a vacinas necessárias. 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "