07 janeiro 2013

10 Dicas Boas Maneiras Moça Educada

  1. A  moça educada não é "deslumbrada", nem "perua". Seu modo de vestir não é o de um embrulho escandaloso de presente porque ela não é um objeto. Também não é tão simplório que denote falta de espírito ou pobreza de entendimento. E jamais é vulgar insinuando as partes do corpo por decotes, transparências e roupas justas. Não é um modo de vestir na última moda, nem de griffes famosas que a tornam elegante. Também não é esse vestir masculino que às coloca de forma industrializada em terninhos como se esta fosse a condição para ser aceita. Nem é esse repetir de "fórmulas" de modas, magreza, corpos sarados, tatuagens, etc. como quem precisa estar dentro de um padrão para se sentir "certa", com valor.
  2. A moça educada está sempre envolvida com um trabalho beneficente, caritativo ou religioso além do próprio trabalho. Uma mulher educada jamais é uma "desocupada", uma madame, ou uma adolescente envolvida apenas com suas coisas. Às moças jovens é fundamental envolvê-las com ações benemerentes. 
  3. A moça educada jamais é ríspida, grosseira ou abusada com os empregados, entregadores, manicures. Não chega exigindo atenção ou reclama de forma exagerada de pequenos inconvenientes a ponto de humilhar ou tornar miserável a vida dos outros. 
  4. A moça educada jamais fala grosserias. 
  5. A moça educada é sempre gentil com com todos mas não dá conversa que dê margem à intimidades com estranhos.
  6. A moça educada jamais reclama atenção para si falando em voz alta, tornando-se escandalosa. 
  7. A moça educada ama a simplicidade, aceita-se como é e por isto evita esses extremos de marcar o corpo, trejeitos e roupas exageradas.
  8. A moça, a mulher, ou a senhora sabem a idade que tem e agem de acordo com ela. 
  9. A moça educada é sempre equilibrada e nunca age como se fosse superior aos demais. Tem uma graça que vem de sua modéstia, não age com pressupostas superioridades. Seus modos com os homens são sempre discretos, sem liberdades excessivas. Mas ao mesmo tempo que é modesta e sem arrogâncias ela é segura de si e sabe impor-se sem medos, como pessoa. Seus modos espelham dignidade, segurança e equilíbrio.
  10. A moça educada sabe andar, falar, sentar-se, abrir uma porta, apanhar um objeto com graça e sem atos bruscos ou modos escandalosos.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "