22 dezembro 2012

4 Dicas de Boas Maneiras para os Chefes

  1. O bom chefe sabe delegar, repartir o serviço, alentar a iniciativa de todos, gerar confiança, descobrir qualidades nas outras pessoas.
  2. O bom chefe não dá ordens que substituam a iniciativa do empregado, como “ – Traga- isto.” “ - Datilografe aquilo.” Etc. Mas antes consegue transmitir com claridade o que se deseja conseguir e deixa uma margem de iniciativa e criatividade a todos os membros de sua equipe.
  3. O bom chefe também sabe transmitir sua experiência de modo que os demais comecem por onde os outros tenham acabado e não tenham que inventar a roda a todo momento.
  4. O ideal ao delegar ou sugerir uma tarefa é conseguir que o encarregado seja seu próprio chefe. Com pessoas pouco maduras temos que especificar as diretrizes que se querem alcançar de modo.

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "