15 novembro 2012

Detalhe Boas Maneiras no Google


Nosso amigo Jorge Montez em seu blog sobre o Google Plus "Meu G+ Truques e Dicas do Google Plus." , nos explica que antes de levantar a bandeira de Spam do Google Plus, ele manda um aviso para o spamer antes de prejudicá-lo.

Muito educado da parte dele e uma verdadeira sugestão de cortesia.



Como somos um blog de boas maneiras incluímos aqui esta sábia sugestão do blog "Meu G+ Truques e Dicas do Google Plus."

"Bandeira contra spam. (...).A partir de agora é possivel a qualquer um assinalar um comentário como impróprio, bastando para tal clicar na bandeira que aparece à direita de qualquer comentário.Assim todos irão contribuir para lutar contra os spammers e denunciar comentários obscenos ou racistas, por exemplo. (...) Não se esqueça que esta é uma funcionalidade que pode ter consequências para os usuários, pelo que pense bem antes de assinalar um comentário como inapropriado. Eu tenho uma regra: faço sempre um comentário dizendo à pessoa que o que está a fazer é spam e espero pela resposta."

Leia a postagem do Jorge Montez na Integra aqui

Nosso comentário:

Muito elegante o seu comportamento para com o spam. Acho que é mais importante tratar bem todas as pessoas, inclusive os spam. Por isso é importante saber usar uma arma que com precipitação ou ligeireza pode se tornar uma ferramenta de preconceito ou que prejudique outras pessoas porque quem levanta a bandeira é apenas presunçoso.  

Muitas recomendações estão sempre na direção de considerar a funcionalidade da tecnologia como determinante do comportamento ao invés de considerar que toda a tecnologia deve ter como fim o  serviço à humanidade. 

E, portanto,  não é a tecnologia um fim em si mesmo. Ou seja, não é o simples fato de existir a bandeirinha que vamos sair censurando simplesmente porque naquele dia estávamos de mau humor. 

Com tecnologia ou não ainda devemos nos guiar pelos bons valores humanos.  Na verdade "o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado."

A caridade deve ser a suprema lei porque na verdade, muitas pessoas por desconhecimento mesmo comentem erros sendo logo tratadas mal porque são spam ou equivalente. Devemos ser sempre caridosos com o erro alheio, não é? Não é consentir no erro, mas averiguar antes de condenar. 

Parabéns! Com a sua permissão vou incluir como recomendação de cortesia no meu blog sobre boas manerias essa sua sugestão de comportamento. Abraços e Feliz Natal.

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "