27 julho 2017

Boas Maneiras à Mesa e os Adultos


Pontos Práticos de Boas Maneiras à Mesa para os Adultos

  1. Proponha sempre uma  oração de agradecimento pelo alimento que se vai receber.
  2. Podemos e devemos conhecer mais sobre gastronomia, os diferentes cardápios, tipos de restaurantes, etc. Uma vez que parte de nossa vida social se faz em torno de encontros em volta da mesa, o nosso conhecimento a esse respeito torna-se parte importante do nosso modo de proporcionar uma interessante vida em sociedade. 
  3. Não se lê o jornal nem se vê televisão à mesa. Jamais. A boa conversa é o melhor tempero para qualquer refeição. 
  4. Às refeições jamais se mostre mal humorado por silêncios ou reserva mal humoradas. 
  5. Ouça com interesse o que dizem seus filhos. Em seguida diga-lhes algo e pergunte o que acham disso. Ensine-os a conversar verdadeiramente.
  6. Nunca, jamais se falam tragédias, grosserias, nem fofocas nem maledicências à mesa.
  7. Acostume-se a agradecer quando o servirem.
  8. Se os seus convidados são todos vegetarianos você vai querer que eles aproveitem bem sua festa e por isso fará um cardápio adequado. Mas se eles não são a maioria dos seus convidados você não precisa mudar o todo o seu cardápio. Tenha alguns pratos apropriados para ter certeza de que eles não sairão com fome da mesa. Se você tem restrições de dieta vá preparado para a festa de modo a pular uma ou duas opções que você não possa consumir. Se for o caso, consulte a dona da casa sobre levar alguma coisa.
  9. Colabore para que as refeições sejam um momento agradável de comunhão, sua participação é também importante para o sucesso da reunião. Não seja do tipo que apenas assiste e espera ser servido e depois fica julgando o que estava de acordo com o seu gosto ou não. Talvez sua atitude não tenha ajudado o evento a ser melhor apesar dos anfitriões terem dado tudo de si.
  10. É preciso tomar cuidado para não sujar a toalha de mesa nem a si mesmo.
  11. NUNCA SE SENTE À MESA SEM CAMISA, SEM ESTAR DEVIDAMENTE PENTEADO E TRAJADO, SEM TER LAVADO AS MÃOS E O ROSTO SE FOR O CASO DE ESTAR MUITO SUADO. QUEM NÃO PODE AGUENTAR NEM A TEMPERATURA AMBIENTE, DURANTE UMA SIMPLES REFEIÇÃO EM FAMÍLIA, NÃO PODE AGUENTAR NADA NA VIDA. Talvez devesse em vez de impor seus maus modos e exemplos aos seus familiares ir ao médico verificar a saúde para ver se não se trata - o excessivo calor que o leva a ficar sem camisa- de algum problema como pressão alta e procurar resolvê-lo.
  12. Não expresse nenhuma preferência sobre a comida, como a preferência pela coxa do frango, se não lhe perguntarem nada.
  13. Não fique montando montanhas de comida no garfo.
  14. Não mistura os diversos alimentos no prato como quem está fazendo massa.
  15. Não se deixa a mesa com comida na boca. Não se leva nada da mesa quando se levanta, como mais uma banana ou sobremesa.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "