18 abril 2012

7 Regras Boas Maneiras para Exposições

  1. Não toque em nada numa exposição seja um museu ou uma mostra publicitária. No caso de feira de livros examine o que realmente deseja conhecer ou comprar. Não se deve pegar em tudo como uma criança sem modos.
  2. O importante é ter bom comportamento: sereno sem comentários ou risos altos.
  3. Evitar comentários que ridicularizam o que está sendo exibido.
  4. Não é preciso adotá-lo como nosso, mas ter respeito pela produção artística é prova maior de boa educação e grandeza de alma.
  5. Não chame atenção. Nem gritando, nem com manifestações exageradas de qualquer tipo ou com roupas escandalosas.
  6. Quando visitarmos uma exposição de arte não passamos na frente de outras pessoas que estão examinando qualquer das obras expostas.
  7. Não demostramos conhecimentos artísticos ou técnicos desnecessariamente. Se realmente os possuímos, não devemos fazer deles nenhum alarde.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "