28 março 2012

Boas Maneiras na Biblioteca

  1. Folhei os livros delicadamente: segurando a folha no alto, a direita e passando a mão suavemente por trás da folha para virá-la. 
  2. No que se refere a material audiovisual ou em papel, quer sejam livros, mapas etc, o correto e cuidadoso manuseio dos mesmos prolonga a sua vida útil. Mal tratados esses meios de memória irão durar menos tempo e nem sempre haverá verba para restauro ou substituição. 
  3. Lave suas mãos antes de manusear livros ou audiovisual e logo tantas vezes quanto se façam necessárias. 
  4. Para retirar um livro de uma estante não o retire pela parte de cima. Prefira afastar ligeiramente o livro anterior e o posterior e retire o livro desejado segurando pelo seu meio. Puxá-lo pela lombada vai danificando o livro porque é uma parte colada, mais exposta. 
  5. Quando o atendente entrega o livro ao leitor a responsabilidade pela preservação desse bem é do leitor e por isso ele deve tratar cuidadosamente do referido livro. 
  6. Apoie seus braços sobre a mesa nunca sobre os livros ou material consultado. 
  7. Utilize os livros na posição horizontal e não vertical apoiados sobre a sobre a lombada do livro. Na posição vertical só devem ser lidos os livros caso a biblioteca ofereça o apoio apropriado para a leitura nessa posição. 
  8. Alinhe sua cadeira depois do uso. 
  9. Os meios de pesquisa mais antigos como livros, fotos, mapas, slides, filmes, obras gráficas devem ser manuseados com muito cuidado preferencialmente usando-se luvas brancas de algodão. 
  10. Ao manusear as folhas de um livro faça-o com muito cuidado passando as mãos por debaixo das folhas para evitar qualquer estrago sobre as folhas. 
  11. Use um caderno para anotações. Nunca escreva nos livros da biblioteca. Anote sempre o nome do livro consultado e o número de referência para consultas posteriores ou para solicitar ao atendente, se for possível cópia daquele página que se necessita. 

Cuidados Especiais com os Livros na Biblioteca

  1. Somente utilize lápis na biblioteca. Canetas não são admitidas na maioria delas. Elas sempre podem manchar os livros às vezes por acidente, como uma mancha na palma da mão que passa para o livro ao ser manuseado. A química de algumas tintas são especialmente nocivas e levam para todo o acervo, consigo, um certo poder de deterioração. 
  2. Não segure lápis ou outro objeto enquanto manuseia um livro. Utilize as mãos livres para não aumentar o desgaste do manuseio por uma “pegada” indevida do livro. 
  3. Se as folhas de um livro apresentam alguma dificuldade de se soltarem ao serem folheadas tenha paciência. Não molhe a ponta dos dedos para folheá-lo em hipótese alguma. As bactérias de livros antigos podem lhe fazer mal e sua saúde mal à conservação dos livros. 
  4. Sempre que possível evite falar sobre os livros para evitar a queda de resíduos de saliva e outros detritos sobre os livros. No arquivo certos ingredientes aceleram o processo de envelhecimento das obras. 
  5. Não se fuma nas bibliotecas, sejam em suas salas de consulta, depósitos, oficinas de restauro, exposições, etc. 
  6. Do mesmo modo a ingestão de alimentos está restrita às áreas de lanchonete. Isto vale para chicletes, chocolates, etc que não podem ser levados à área de consulta de livros. 
  7. Quando transportar livros ou material de consulta evite empilhá-los de qualquer maneira, pequenos livros sob 
  8. maiores para evitar que se danifiquem ou venham a cair. Carregue sempre uma quantidade que possa transportar confortavelmente. 
  9. Não coloque nem deixe qualquer objeto dentro dos livros como pó do lápis, clips, nem mesmo uma folha de papel ou marcador de livros. Não guarde livros com papéis ou marcadores dentro deles. 
  10. Separar as partes do livro que nos interessa com folhas de papel é um recurso que pode ser utilizado momentaneamente. Mas jamais parte parte dos livros apoiando livros no meio de outros livros, ou virando-os de cabeça para baixo. Esse patrimônio da biblioteca é seu, de seus filhos, netos, bisnetos, etc. Conserve-o bem para que eles também os possam consultar. 
  11. Aceite o fato de que documentos em processo de restauro não podem ser consultados em hipótese alguma. 
  12. Alguns meios de memória já vem danificados, ou parcialmente colados, ou com algum lacre, ou com objetos alheios ao livro. Peça ajuda ao atendente mas não force a abertura de nenhum fecho ou cola. 
  13. Estas são idéias gerais sobre o correto manuseio dos livros numa biblioteca. As características específicas de cada biblioteca podem exigir outros cuidados. Conheça e siga os procedimentos corretos de sua biblioteca. 
  14. Faça silêncio na biblioteca. Muito silêncio. Não fungue, tamborile dedos ou bata com lápis nas mesas, ou leia baixo sussurrando, etc. Os funcionários devem dar exemplo e evitar conversas nos salões de leitura. 
  15. Coloque a cadeira que usou no lugar. 
  16. O funcionário de uma biblioteca deve manter uma postura bastante profissional evitando expressar mal humor e impaciência com as pessoas que desconhecem o funcionamento da biblioteca dando um exemplo de categoria profissional. Alguns órgãos por ser públicos contam com funcionários entediados, pouco disponíveis e rudes e elitistas em relação ao público consultor. 
  17. Não coloque os livros no lugar. Deixe isso para a bibliotecária. 
  18. Em hipótese alguma danifique um livro ou revista rasgando ou riscando o livro. 
  19. Seja cooperativo com as regras da instituição que está frequentando. Se for necessário reclamar de alguma coisa faça-o com a pessoa responsável ao invés de ficar reclamando. 
  20. Não mexa nem tire as coisas do lugar indiscriminadamente e não monopolize funcionários. 
  21. Aprenda a fazer uma boa pesquisa e use a biblioteca do seu nível. A biblioteca Nacional em tese é para os especialistas. 
  22. Em resumo, é proibido destruir, danificar, desfigurar ou dar mau uso aos materiais da biblioteca sejam eles equipamentos, móveis, instalações ou a propriedade. Isto inclui, mas não é limitado a: 
  23. Rasgar, molhar, sujar ou escrever, sublinhar ou realçar em materiais de biblioteca. Isso inclui não danificar as cadeiras pelo modo como as utilizamos. 
  24. Dar mau uso, alterar ou adulteração o hardware ou software da Biblioteca. 
  25. Pichações aplicação. 
  26. Não devemos usar mal o banheiros da Biblioteca. (Veja postagem sobre boas maneiras nos banheiros) mau uso, incluindo pertences pessoais lavagem, tomar banho e não manter os banheiros limpos. 
  27. Não consuma alimentos ou bebidas em locais não permitidos. Nem chicletes ou amendoins. Comida ou bebida, incluindo garrafas de água, devem ser armazenados dentro mochilas, bolsas ou pastas, ou consumidos antes de entrar no edifício. ( Algumas Bibliotecas tem lanchonetes e então, nesses locais será permitido comer. Mas não se esqueça de lavar as mãos antes de voltar a manusear os livros.) 
  28. Antes de sair verifique se não levou algo da Biblioteca com você como um livro, lápis ou folheto. 
  29. É proibido urinar ou defecar em outro lugar que não o banheiro. 
  30. É falta de boa educação engajar-se em conduta incompatível ou inconsistente com o funcionamento e finalidade da Biblioteca ou que evite que outras pessoas utilizem a Biblioteca ou consultem o funcionário para a finalidade para qual foram ambos preparados. 
  31. Não violar qualquer lei, estado federal ou local com relação ao comportamento do público. 


Regras Gerais de Boas Maneiras e Comportamento Educado nas Bibliotecas 

  1. Não perturbe a paz, falando alto ou fazendo qualquer outro barulho que perturbe o silêncio. E isso inclui a conversa entre guardas e funcionários da biblioteca, o uso de aparelhos eletrônicos. 
  2. Evite a superlotação nas áreas de estar: não ter mais de quatro pessoas por mesa,não mais que uma pessoa por ponto de leitura ou computador de consulta de obras, muito menos conversando. Não mais de duas pessoas por estação de trabalho disponibilizados para realizar os trabalhos. Esta regra não se aplica a crianças com menos de dois anos de idade. 
  3. Em toda biblioteca é falta de boas maneiras obstruir entradas, saídas, corredores e passagens. 
  4. Não vá para a biblioteca com excesso de bolsas, embrulhos, mochilas, pastas. 
  5. Jamais leve animais para uma Biblioteca. 
  6. Jamais visite uma biblioteca sem sapatos ou camisa. 
  7. Uma pessoa educada não leva patins, bolas, nem anda de bicicleta ou de skate. 
  8. Adultos que não são parentes nem estão encarregadas de supervisionar as crianças não devem demorar-se em áreas identificadas para uso infantil na biblioteca nem nos seus banheiros. 
  9. Pessoas que ficam à toa na Biblioteca, com o propósito de envolver menores de 18 anos de idade em conduta ilícita ou ilegal devem ser evitadas a todo custo. 
  10. Os pais são os responsáveis ​​pela supervisão de seus filhos e pelo seu bom comportamento. 
  11. Em geral as bibliotecas não se responsabilizam responsável pela perda de itens pessoais que possam ser danificados ou roubados. Em geral toda biblioteca tem um sistema de guarda de bens pessoais administrado pela equipe.Colabore com as regras. 
  12. É proibido assediar leitores ou funcionários. 
  13. As bibliotecas tem suas equipes de segurança instruídas para evitar ações de exibicionismo, voyeurismo, ou abuso físico, sexual ou verbal. Não se exponha, nem permita que seus filhos se exponham deixando-os sozinhos em salas desertas ou corredores vazios. Saiba onde vão e o que estão fazendo. 
  14. Evidentemente são proibidos nas bibliotecas todos os comportamentos ilegais: prostituição, aliciamento de menores, atos de violência, armas, roubo, jogos de azar, consumo de bebidas alcoólicas; estar sob a influência de, ou usar ou vender álcool ou drogas e posse de drogas ilegais. 
  15. Siga as regras para reservar os pontos de leitura. (Algumas bibliotecas disponibilizam equipamentos especiais e espera-se em geral que se tenha feito a reserva). 
  16. Algumas pessoas cochilam na biblioteca, não o faça por mais de 30 minutos. Esta regra não se aplica a crianças com menos de quatro anos de idade. 
  17. Não fume. 
  18. Não incomode os outros com odores. 
  19. Panfletagem, mendicância, pedidos para assinaturas em abaixo assinados são proibidos nas áreas comuns e obviamente nas salas de leitura. 
  20. Comportamentos violentos, de luta ou discussões são proibidos. 
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "