26 março 2012

Básico Boas Maneiras com os Turistas no Brasil

  • Atitude Pessoal Todos os brasileiros que vão prestar algum serviço aos turistas são como que embaixadores do Brasil junto a esses turistas e seus respectivos países. 
    1. Estar bem vestido.
    2. Falar com educação e boas maneiras.
    3. A categoria humana do brasileiro prende-se, por formação e história ao amor cristão e é essa a origem da sua conhecida simpatia.  O brasileiro é uma pessoa que tem confiança em si porque se sabe filho de Deus e que ama aos demais porque segue a Cristo. Logo ele trata a todos sem intimidades excessivas e licenciosidades desrespeitosas, com modos e comportamentos gentis, mas não abusados. Sem receios e sem aceitar se diminuído em seu valor. Por isso é inaceitável a humilhação prévia por diferenças culturais e dinheiro, bem como a aceitação ou a naturalização de situações de exploração sexual e quaisquer outras. Denuncie o turismo sexual e a exploração de crianças. 
  • Modo de Trabalhar e Relacionar-se
    1. Trabalhar com boa vontade, com atitude confiante, sem humilhar-se ou diminuir-se. 
    2. Ser eficiente: informar com precisão, assumir o que não sabe, procurar ajuda quando não souber, assumir erros e passar adiante, não realizar trabalhos mal feitos.
    3. Agir sempre correta e decentemente. Não se aproveitar do desconhecimento alheio para tirar vantagem financeira ou de qualquer outra natureza.
    4. Os homens devem respeitar as mulheres. 
  • Coisas Legais para Fazer em Sociedade
    1. Conserte a sua calçada.
    2. Arrume os canteiros de plantas em frente a seu prédio.
    3. Respeite as normas da vida em sociedade sejam as Leis escritas como as leis de Trânsito e Posturas Municipais que determinam aspectos como sobre o exercício do comércio e atividades profissionais ambulantes e as não escritas mas que são de bom senso ou que refletem consciência cidadã como não dirigir após ter bebido, recolher as fezes do seu animal, etc.

O Que Não Fazer 
    1. Não compactuar com nada ilegal: venda de drogas, de animais silvestres, prostituição ou a promoção da prostituição, abusos sexuais e ou comportamentos imorais, etc.
    2. Não incentivar modos, costumes, comidas típicas, comportamentos de forma incisiva ou irresponsável.
    3. Reforce os comportamentos de boas maneiras dos seus filhos. 
    4. Não sujar
      1. A praia, as ruas, os banheiros, os parques, os transportes, todos os locais públicos.
      2. Não sujar o meio ambiente: separar produtos recicláveis, cumprir medidas simples d proteção ao meio ambiente. Dar exemplo de cidadania para que todos, inclusive os estrangeiros respeitem nossa vida em sociedade.
"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33. "