Total Pageviews

Você é Uma Pessoa Educada? Veja aqui


A pessoa educada tem bons valores. Não existe uma pessoa realmente educada que não tenha bons valores. E isto porque as nossas maneiras, o nosso comportamento cotidiano reflete aquilo em que acreditamos, aquilo pelo qual nos pautamos. 


É por isso que dizemos que uma pessoa tem boa educação se a palavra dela vale o que diz, se os seus valores morais não variam conforme o ambiente, se o seu amor, se a sua fidelidade no amor não varia ao sabor de interesses menores ou momentâneos.


É importante lembrar que as nossas maneiras traduzem o que somos não só quando estamos em situações sociais especiais como uma festa ou entrevista de emprego. Nessas ocasiões talvez pensemos em alguns "expedientes" de boas maneiras para nos sairmos bem. Mas a verdade é que cada gesto cotidiano fala do que somos. Por isso vamos lembrar aqui alguns pontos simples sobre como é uma pessoa educada na vida cotidiana. Há muitos mais complete você a lista com as suas qualidades pessoais. 

Pontos Práticos Para Avaliar se é uma Pessoa Educada

  1. A pessoa educada assim sabe, por exemplo, que a mesa não é lugar para se sentar, sabe que não tem direito de sujar o meio ambiente ou os prédios, ou transportes públicos, etc. 
  2. Um cavalheiro não pede dinheiro emprestado a uma mulher e só excepcionalmente o faz a um homem. Dinheiro emprestado, sem garantias, é considerado uma dívida de honra. Todas as dívidas, lojas, bancos, pessoas devem ser pagas no prazo acordado e no valor correto. 
  3. Pessoas educadas nunca tomam vantagem de partes mais fracas num negócio, nem se tiram vantagem de pessoas mais pobres ou desinformadas em hipótese alguma. 
  4. A pessoa educada nunca se "encosta" em ninguém vivendo como pode por seus meios. 
  5. Quem é rico ou tem alguma qualidade excepcional não ostenta seus dons sobre os outros. Só pessoas muito superficiais anunciam quanto gastaram comprando isto ou aquilo. Pessoas educadas evitam falar de dinheiro e negócios fora destas ocasiões. 
  6. A pessoa educada não faz comentários sobre sua família com conhecidos e nem tece considerações sobre seu cônjuge para estranhos. Uma pessoa que revele defeitos dos seus cônjuges em sociedade não é elegante. Uma pessoa elegante nunca critica, desmoraliza ou faz pouco do cônjuge na frente dos amigos, dos filhos e dos empregados. Em caso de separação não se faz alarde do ocorrido, dos defeitos e do que houve. 
  7. A pessoa educada é capaz de controlar suas emoções e, não é guiado por elas de forma impulsiva. Sua forma educada de ser vale em todos os ambientes e não apenas socialmente. Ou seja, com nossos irmãos, pais, e vizinhos somos igualmente educados àquelas situações formais em que a educação nos é cobrada como o trabalho por exemplo. É preciso ser muito educado em família. Veja mais postagens do Vida em Sociedade sobre boas maneiras em família. 
  8. As boas maneiras no trato com as outras pessoas vão desde nunca falar grosserias, palavrões, comentários inoportunos ou brincadeiras de mau gosto, passando por evitar fazer barulho ou insistir naquela mania que sabemos que irrita quem convive conosco, tornando o convívio conosco um verdadeiro martírio. 
  9. Antes de mudarmos um canal de rádio ou televisão devemos consultar os demais presentes. E assim em tantas outras ocasiões podemos nos esforçar para ver o "lado" do outro. 
  10. Devemos facilitar a vida do próximo, consolar os aflitos, não criar problemas de convivência, prestar pequenos serviços quando se ofereçam. Sorrir e cultivar o bom humor transmitindo aos que convivem conosco serenidade e alegria. Ser cortês é a primeira manifestação da caridade, forma maior do amor. 
  11. Devemos tratar todos bem: o chefe, o subordinado mais humilde e nossos pares. Quem conhece suas limitações e qualidades está certo do seu valor e por isto não se sente inferiorizado ao lado de quem quer que lhe seja superior. Do mesmo modo a pessoa educada não tem motivos para sentir-se superior a quem quer que seja pelo motivo que seja. 
  12. Temos que fazer sempre o bem. E muito bem feito. Há pessoas que só fazem bem feito por dinheiro ou por exigência. A pessoa educada faz tudo bem feito. 
  13. Pontualidade, ser atencioso e acurado são qualidades importantes no trato com os outros. 
  14. A altivez é sempre grosseria. A simplicidade é cortesia. 
  15. Uma pessoa educada e fina procura o bem: quer ter qualidades pessoais, família, saúde, um trabalho nobre, etc. 
  16. Uma pessoa educada e fina tem qualidades reais e não apenas parecer tê-las, ou presume tê-las. 
  17. Uma pessoa educada e fina é diligente. Faz prontamente o que importa fazer sem reduzir tudo a questão de “estar a fim ou não estar a fim”. O que devemos fazer devemos fazer prontamente, sem adiamentos que enfraquecem no final das contas o quanto REALMENTE podemos fazer. 
  18. Uma pessoa educada e fina, em coisas simples, cotidianas, como acordar, tomar banho, cumprir tarefas simples, não é medíocre. Sua cama, tarefas, etc. são sempre feitas da melhor maneiras possível. 
  19. Uma pessoa educada e fina procura fazer sempre bem feito tudo que faz porque está 100% naquilo que faz. Não é superficial nem faz as coisas para se livrar delas, mas ao contrário imprime no que faz o seu caráter, as suas qualidades. 
  20. Uma pessoa educada e fina é dirigida por seus valores e não pela opinião alheia. 
  21. Uma pessoa educada e fina é pontual, correto e ordenado em todas as circunstâncias. Nas coisas grandes só conseguiremos ser corretos, pontuais e ordenados na mesma medida em que tivermos sido nas pequenas coisas. E isto porque só a força do hábito pode nos manter – ao nos depararmos com dificuldades – com a mesma pontualidade, correção e ordem. Quem só estuda na véspera da prova dificilmente será diferente na universidade ou na forma de trabalhar na vida adulta. 
  22. Uma pessoa educada e fina não é deslumbrada. O que acontece quando a fruição é maior que a qualidade que se possui. 
  23. Uma pessoa educada e fina não é tão auto - suficiente que não precise dos outros. Amar é também receber amor. 
  24. Uma pessoa educada e fina procura não luzir mais que os outros e evita o desejo de ser o centro das atenções. 
  25. Uma pessoa educada e fina não é íntima demais, confiada demais, falante demais. Ou engraçada, ou espaçosa ou tímida demais. 
  26. Uma pessoa educada e fina não se move por má intenção, como querer parecer rico, espirituoso, etc 
  27. Dizem que a vida é conhecer e conhecer-se. Isto é o desenvolve o seu ser para sua atuação na vida em sociedade.